A função motora desempenha um papel fundamental na nossa marcha, na movimentação dos membros superiores e inferiores, e na nossa postura. No entanto, com o envelhecimento, podem ocorrer alterações no sistema locomotor. Após os 60 anos, a força muscular tende a diminuir significativamente, o que pode impactar a mobilidade.
À medida que as pessoas envelhecem, tornam-se mais fisicamente limitadas, o que as torna também mais suscetíveis a quedas. Essas quedas podem resultar em lesões graves e irreversíveis, afetando a capacidade locomotora futura.
Para mitigar este termo é usado várias vezes as condições referidas associadas ao envelhecimento, a Oficina Funcional e Motora para Idosos oferece um programa estruturado de exercícios e atividades voltados para a melhoria da capacidade funcional e mobilidade. O objetivo principal é promover a saúde física e aumentar a autonomia, adaptando-se às necessidades e limitações de cada participante. Além disso, esta oficina proporciona um espaço de bem-estar emocional e socialização, integrando a função motora e cognitiva para aprimorar a qualidade de vida dos idosos.
Quais são os objetivos deste tipo de atividades?
Melhorar a mobilidade e a capacidade funcional
A prática regular de exercício físico pode melhorar a mobilidade e a força, essencial para a realização das atividades diárias. Estudos mostram que intervenções físicas adequadas podem resultar em ganhos significativos na capacidade funcional dos idosos.
Aumentar a autonomia
Ao promover a força muscular e a flexibilidade, a oficina visa aumentar a autonomia dos participantes. A manutenção da independência nas atividades diárias está diretamente relacionada à qualidade de vida dos idosos.
Reduzir o risco de quedas
A implementação de exercícios que se focam no equilíbrio e na coordenação pode reduzir o risco de quedas, um dos principais problemas enfrentados pelos idosos. Várias investigações indicam que programas de exercícios que incluem treino de força e equilíbrio são eficazes na prevenção de quedas.
Promover o bem-estar emocional
A socialização e a participação em atividades de grupo contribuem para o bem-estar emocional dos idosos.
Integrar função motora e cognitiva
A oficina tem em vista trabalhar de forma integrada as funções motoras e cognitivas. Exercícios que envolvem coordenação e atenção ajudam a manter a saúde mental e a prevenir o declínio cognitivo.